A história do livro está directamente ligada à história da humanidade e sua evolução nos diversos meios sócio culturais e geográficos. Hoje, chamamos de livro a reunião de folhas contendo informações impressas e presas por um lado e montadas com uma capa. Mas na antiguidade não era bem assim…
Biblioteca ou Arquivo
Em ambas as instituições (Biblioteca e Arquivo), a encadernação é pensada em função do corpo. No entanto numa biblioteca, quando se projecta o objecto final (o Livro) o corpo já se encontra predestinado. enquanto que a documentação de arquivo é muitas vezes costurada à medida que é produzida ou, muitas vezes junta-se a documentação com uma linha para ser costurada futuramente (havendo em alguns casos, documentação pertencente a um mesmo conjunto com a diferença de séculos).
Encadernação – Proteger e Preservar o objecto livro é um cuidado constante desde o início de sua história. Os egípcios, por exemplo, protegiam as bordas de seus rolos de papiro com tiras coladas. Já os antigos gregos e romanos costumavam envolvê-los em capas de pele ou pano ou, em se tratando de obras mais valiosas, em bibliotecas, (biblio + theka, cofre para livros), ou seja, cilindros de madeira, pedra ou metal onde se acomodavam vários rolos (ao lado). A prática de encadernar os livros para melhor conservá-los foi uma decorrência natural da passagem do rolo para o códex, que foi se sistematizando no Império Romano partir do século I.