Perguntas frequentes:

Vivo longe e não é práctico deslocar-me ao atelier SalvArte. Como posso ter uma ideia dos vossos orçamentos?

Seria ideal ver as peças para um diagnóstico mais preciso. No entanto, na impossibilidade de trazer as peças ao atelier SalvArte, sugerimos que nos mande todos os dados que consiga obter da peça, designadamente: fotografias geral e de pormenor, dimensões, e uma breve descrição do estado de conservação da peça (rasgões , manchas, fungos, presença de insectos, entre outros).

 Como posso conservar os meus documentos?

A melhor maneira de prolongar o tempo de vida de uma obra é proporcionar-lhe boas condições de conservação e de exposição ou armazenamento.

Poderá consultar as nossas recomendações na área referente à conservação do presente site.

Como emoldurar os meus documentos para melhor os preservar?

Nesta questão, cada documento é único, no entanto poderemos dar algumas referências gerais adequadas a todos os documentos. Sugerimos que sejam utilizados materiais livre de ácidos, acondicionamento em passepartout com frente e verso com o vidro ligeiramente afastado da peça. A moldura deve ser selada pelo verso para que não haja entrada de poeiras ou insectos. Sempre que possível deve-se afastar o quadro da parede pela aplicação de borrachas autocolantes na zona inferior do verso da moldura. . Quando referimos que cada documento é único estamos a considerar por exemplo  o caso de peças com técnicas cromáticas friáveis, como sendo o desenho a pastel, carvão, sanguínea… o  acondicionamento deverá ser efectuado em atelier por técnicas especializadas.

Os meus documentos estiveram num incêndio. Que medidas devo tomar?

Após o incêndio, se os seus documentos  estiverem molhados,  de modo a prevenir a rápida proliferação de fungos, deverá colocá-los abertos numa sala arejada com ventoinha até poder ter oportunidade de se deslocar ao atelier.  No caso de livros modernos com papel couché (acabamento brilhante nas folhas)  chamamos a atenção que se as folhas ficarem unidas durante a secagem, a união das mesmas será irreversível. Deverá tentar abrir os livros separando todas as folhas. Para auxilio desta operação poderá intercalar as folhas com jornais, que também ajudam na secagem, no entanto deverão ser substituídos regularmente para que a secagem seja mais rápida e estes não se fixem ao acabamento couché.